Aberta consulta pública sobre novos medicamentos para tratar melanoma

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Desde 2010, diversas drogas vêm se mostrando eficientes para o tratamento do melanoma metastático. No Brasil, temos aprovadas Vemurafenibe, Cobimetinibe, Dabrafenibe, Trametinibe, Ipilimumabe, Nivolumabe e Pembrolizumabe. Infelizmente, estas drogas não estão disponíveis para os pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde). Somente os pacientes com convênios ou que podem arcar, têm acesso a estes remédios.
O governo abriu uma consulta pública para que a sociedade dê sua opinião quanto a necessidade de incluir estes remédios no SUS. É uma oportunidade da sociedade mostrar que se preocupa com esta questão e que reconhece esta importância.
Como contribuir?
A consulta é feita através do site da CONITEC, órgão ligado ao Ministério da Saúde que determina o que é e o que não é fornecido pelo SUS. Para participar você precisa clicar aqui.
A consulta relacionada ao MELANOMA é a de no. 85.
Se você é profissional de saúde, pode clicar em TÉCNICO CIENTÍFICO. Nesta alternativa, existe a possibilidade de expor dados técnicos.
Se você não é profissional de saúde, ou se é mas não está a vontade de discutir tecnicamente, pode participar clicando em EXPERIÊNCIA OU OPINIÃO.
Aqui, você pode expressar sua opinião, descrever o que um parente ou conhecido passou. Se você é paciente, pode incluir até informações da sua doença. Tanto casos de sucesso com estas medicações como os resultados ruins pela falta destes contribuem para a análise da CONITEC.
Esta é a oportunidade de oferecer uma vida melhor aos pacientes com melanoma metastático. Participe!

Leia também: