Passo a passo: lute para que a ANS incorpore mais medicamentos para melanoma na cobertura dos planos de saúde

Lute pela incorporação de novos medicamentos antineoplásicos orais para o tratamento do melanoma avançado participando da consulta pública da ANS!

Até o dia 26 de julho, qualquer cidadão poderá opinar na consulta pública e a sua participação é extremamente importante.

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) abriu consulta pública para a atualização da cobertura mínima obrigatória que os planos de saúde devem oferecer aos seus beneficiários. Esse é um momento importante para os médicos e a população em geral se manifestar, solicitando a inclusão dos antineoplásicos inibidores de MEK (trametinibe e cobimetinibe) na revisão do rol. Essas medicações já foram aprovadas pela ANVISA e CMED e quando combinados com o uso de inibidores de BRAF (já presentes no rol) oferecerem um ganho de sobrevida de até 30% e promovem redução de efeitos colaterais.

As contribuições podem ser enviadas por qualquer cidadão pelo site da agência até 26 de julho. O novo rol entrará em vigor em 2018. Passo a passo para contribuir:

1. Acesse o link http://www.ans.gov.br/participacao-da-sociedade/consultas-e-participacoes-publicas/consulta-publica-61-rn-do-rol-de-procedimentos-e-eventos-em-saude

2. No fim da página, preencha os campos obrigatórios no formulário. Selecione “outros” para população geral ou “prestador de serviço” para médicos.

3. No campo “entidade/razão social”, preencha com um “xis” para população geral ou “nome do hospital ou clínica onde trabalha” para médicos.

4. Depois informe seu nome, e-mail e CPF.

5. Em “tipo de contribuição”, selecione em “Alteração de Diretriz de Utilização”.

6. Em “termo a pesquisar”, digite “TERAPIA ANTINEOPLÁSICA ORAL”.

7. Na nova área aberta no formulário, selecione “TERAPIA ANTINEOPLÁSICA ORAL PARA TRATAMENTO DO CÂNCER (COM DIRETRIZ DE UTILIZAÇÃO)“ e clique em CONTINUAR.

8. Agora preencha o campo específico com código gerado a esquerda.

9. No campo “Insira a alteração da Diretriz de Utilização sugerida”, digite “INCLUSÃO NO ROL 2018 DAS DROGAS TRAMETINIBE E COBIMETINIBE NO ARSENAL TERAPÊUTICO DO MELANOMA METASTÁTICO (BRAF MUTADO) EM ASSOCIAÇÃO COM OS INIBIDORES DE BRAF JÁ PRESENTES NO ROL.”

10. No campo “Justificativa”, digite “TRAMETINIBE OU COBIMETINIBE COMBINADOS AOS INIBIDORES DE BRAF OFERECE GANHO DE SOBREVIDA DE 30% ALÉM DO QUE SE OBSERVA COM ESTES ISOLADOS. AMBAS AS DROGAS FORAM APROVADAS PELA ANVISA E CMED. A EXCLUSÃO DESTAS, VAI DE ENCONTRO COM A LEI 12.880/2013. LANCET. 2015; 386(9992):444-51; N ENGL J MED. 2015;372(1):30-9.; LANCET ONCOL. 2016;17(9):1248-60.”

11. Clique em “Enviar”.

Pronto! Você já fez a sua parte! Agora multiplique essa informação para que pacientes com melanoma avançado conquistem o direito a receber tratamento com as medicações já aprovadas no Brasil! Juntos contra o Melanoma, seremos sempre mais fortes.

X

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/gbmorg/public_html/wp-includes/functions.php on line 4669