Aberta consulta pública sobre novos medicamentos para tratar melanoma

Compartilhe

Desde 2010, diversas drogas vêm se mostrando eficientes para o tratamento do melanoma metastático. No Brasil, temos aprovadas Vemurafenibe, Cobimetinibe, Dabrafenibe, Trametinibe, Ipilimumabe, Nivolumabe e Pembrolizumabe. Infelizmente, estas drogas não estão disponíveis para os pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde). Somente os pacientes com convênios ou que podem arcar, têm acesso a estes remédios.
O governo abriu uma consulta pública para que a sociedade dê sua opinião quanto a necessidade de incluir estes remédios no SUS. É uma oportunidade da sociedade mostrar que se preocupa com esta questão e que reconhece esta importância.
Como contribuir?
A consulta é feita através do site da CONITEC, órgão ligado ao Ministério da Saúde que determina o que é e o que não é fornecido pelo SUS. Para participar você precisa clicar aqui.
A consulta relacionada ao MELANOMA é a de no. 85.
Se você é profissional de saúde, pode clicar em TÉCNICO CIENTÍFICO. Nesta alternativa, existe a possibilidade de expor dados técnicos.
Se você não é profissional de saúde, ou se é mas não está a vontade de discutir tecnicamente, pode participar clicando em EXPERIÊNCIA OU OPINIÃO.
Aqui, você pode expressar sua opinião, descrever o que um parente ou conhecido passou. Se você é paciente, pode incluir até informações da sua doença. Tanto casos de sucesso com estas medicações como os resultados ruins pela falta destes contribuem para a análise da CONITEC.
Esta é a oportunidade de oferecer uma vida melhor aos pacientes com melanoma metastático. Participe!

Leia também: