Campanha de conscientização sobre o câncer de pele movimenta esportistas e o público

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Verão Consciente, idealizado por dermatologistas gaúchas, promoverá campeonato de beach tennis beneficente e talk com especialistas

A sensibilização sobre o câncer de pele ganha um importante reforço neste ano. Acaba de ser lançado o Verão Consciente, um projeto idealizado pelas médicas dermatologistas Dra. Magda Weber, Dra. Sabrina Sanvido e Dra. Raquel Bonfá, com gestão da Wheel, agência criativa focada em projetos na área da saúde.

O câncer de pele é o tipo mais comum no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca). O Rio Grande do Sul é o terceiro estado com maior incidência da doença. Por aqui, o câncer de pele foi responsável por 27 mil casos mapeados entre 2013 e 2021. O número pode ser bem superior se considerarmos a subnotificação.

As colegas atuam juntas na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e acompanham de perto a realidade dos pacientes com câncer de pele de todo o estado. “Os gaúchos têm o hábito de se expor intensamente ao Sol, o que gera queimaduras e amplia as chances de desenvolvimento de câncer de pele”, explica Dra. Raquel.

A boa notícia é que o câncer de pele é um dos mais evitáveis e, quando descoberto no início, tem mais de 90% de chances de cura. “A prevenção é fácil, por isso precisamos conscientizar os pacientes sobre a importância do uso do protetor solar de maneira correta. Ao prevenir, evitamos cirurgia e mutilações que reduzem a qualidade de vida do paciente e originam altos custos para o sistema de saúde”, reforça Dra. Sabrina.

O tamanho do desafio nos lembra do esforço que devemos empenhar na força-tarefa pela conscientização. “O objetivo do projeto é tornar o conhecimento acessível, ajudando médicos e instituições a comunicarem as descobertas voltadas para problemáticas relacionadas ao câncer de pele”, relaciona Julia Presotto, fundadora da Wheel.

Uma das frentes do Verão Consciente é mobilizar atletas, esportistas amadores e espectadores para os cuidados com a pele também durante a atividade esportiva. O campeonato beneficente de beach tennis será realizado em 20/11, no ITs Dona Margarida, no 4º Distrito, em Porto Alegre. Toda a renda arrecadada pelas inscrições será destinada à Casa Madre Ana, um espaço de acolhimento da Santa Casa para pacientes e acompanhantes de todo o Brasil.

Além disso, o Verão Consciente reunirá especialistas para um talk sobre câncer de pele no dia 01/12, na Arena Santander. Embora a evolução tecnológica tenha permitido o desenvolvimento de tratamentos eficazes do câncer, é preciso ressaltar que a chance de cura aumenta se a doença é identificada em sua fase inicial. Por isso, ações para conscientizar, educar e apresentar os projetos que estão revolucionando e transformando a perspectiva do câncer de pele ao redor do mundo são tão importantes.

Verão Consciente conta com o apoio de Novartis, Sanofi, Isdin, Sociedade Brasileira de Dermatologia- Secção RS, Grupo Brasileiro de Melanoma, Santa Casa de Porto Alegre, Casa de Apoio Madre Ana, Instituto Camaleão, Vichy, Mantecorp, La Roche Posay, Federação Gaúcha de Tênis, Astra Beach, UV.LINE, Prince Brasil

Vibbe, Água da Pedra, ITs Esporte e Minha Festa Poa.

Acompanhe as ações no Instagram @verao.consciente.

Leia também:

atlas

Nevos

Voltar ao Atlas 10 Padrões benignos mais comuns encontrados nos nevos melanocíticos: Reticular Reticular multifocal Reticular periférico e centro hipopigmentado Reticular periférico e centro hiperpigmentado Reticular periférico e glóbulos centrais

Leia mais »
atlas

Dermatoscopia básica

Voltar ao Atlas Princípios O exame clínico das lesões cutâneas a “olho nu”, fornece importantes informações dos achados morfológicos, como o tipo, tamanho, bordas, contornos e superfície, porém somente até

Leia mais »